segunda-feira, 27 de abril de 2015

Conexões sobre o livro 1612 que sinaliza o Filme 1612 - A Fundação de São Luís pelos Franceses

Ana Luiza Almeida Ferro, autora do livro “1612 - Os papagaios amarelos na Ilha do Maranhão e a fundação de São Luís”.


A Acadêmica Ana Luiza Almeida Ferro tem participado de diversas antologias brasileiras. Participou, recentemente, da ANTOLOGIA HISTÓRICA DO CENTENÁRIO DO FORTE DE COPACABANA, no Rio de Janeiro, registrando seu livro e sua representatividade ludovicense, maranhense e brasileira.
________________________________________________________________________________

Síntese biográfica da autora do livro "1612 - Os papagaios amarelos na Ilha do Maranhão e a fundação de São Luís”:

Nasceu em São Luís, Maranhão, Brasil. Doutora e Mestre em Ciências Penais (UFMG) e graduada em Letras e Direito (UFMA), Promotora de Justiça, professora da Universidade Ceuma, conferencista e palestrante nacional, Membro de Honra da Sociedade Brasileira de Psicologia Jurídica (SBPJ), sócia efetiva do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), membro efetivo da Academia Maranhense de Letras Jurídicas (AMLJ), da qual foi Presidente no biênio 2011-2013, da Academia Ludovicense de Letras (ALL) e da Academia Caxiense de Letras (ACL), membro honorário da Academia Paraibana de Letras Jurídicas (APLJ), portadora do First Certificate in English e do Certificate of Proficiency in English, pela University of Cambridge, Inglaterra, e do Certificat pratique de langue française, do Diplôme d’études françaises e do Diplôme supérieur d’études françaises, pela Université de Nancy II. Integra a Comissão Gestora do Programa Memória Institucional do MPMA. Foi Coordenadora de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Direito da ESMP-MA e Assessora de Procurador-Geral de Justiça. Autora de vários livros, sobretudo jurídicos ou de poesias: O Tribunal de NurembergVersos e anversos (em coautoria), Escusas absolutórias no Direito PenalRobert Merton e o FuncionalismoO crime de falso testemunho ou falsa períciaInterpretação constitucional: a teoria procedimentalista de John Hart Ely, QuandoA odisséia ministerial timbiraCrime organizado e organizações criminosas mundiais, pelo qual foi entrevistada no Programa do Jô, da Rede Globo, O náufrago e a linha do horizonteCriminalidade organizada (em coautoria), 1612: os papagaios amarelos na Ilha do Maranhão e a fundação de São Luís (edição brasileira) e 1612: os franceses na Ilha do Maranhão e a fundação de São Luís (edição europeia). Possui diversos artigos publicados em livros e revistas especializadas, a exemplo da Revista dos Tribunais. Contato com a autora: alaferro@uol.com.br
________________________________________________________

*** Filme Vermelho Brasil - em homenagem ao Rio 450 Anos:



1º Poster do Projeto Filme 1612 - A fundação de São Luís pelos franceses:




Uma poética ao Futuro.

                                                                                                                        Brasil, 25/02/2015


Foco: “Projeto Filme 1612 - A fundação de São Luís pelos franceses”.

Referências históricas e culturais

O Livro “1612 - Os papagaios amarelos na Ilha do Maranhão e a fundação de São Luís” foi premiado em 18 de março de 2015, com a Menção Honrosa Prêmio Pedro Calmon do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - IHGB, por ter sido indicado pelo Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão - IHGM, em dezembro de 2014. A obra é de autoria da escritora, acadêmica e historiadora ludovicense, Ana Luiza Almeida Ferro. Essa obra histórica possui uma versão europeia intitulada: 1612 – Os papagaios amarelos na Ilha do Maranhão e a fundação de São Luís, um dos importantes documentos sobre a Fundação de São Luís, pelos Franceses.

A Menção Honrosa Prêmio Pedro Calmon, conferida à autora, foi recebida, pessoalmente, por Ana Luiza Almeida Ferro, no Rio de Janeiro, no Salão Nobre da instituição, em 18 de março de 2015, por época da abertura do Ano Social do IHGB, que nessa ocasião homenageou os 450 anos de Fundação do Rio de Janeiro.

Temos a satisfação de registrar a primeira Carta Cultural 1612, que será dirigida a instituições, academias, universidades, fundações culturais, aos meios de comunicação maranhense e a outros setores, esse documento, como um dos pontos iniciais de divulgação do futuro “Projeto Filme 1612 – A fundação de São Luís pelos franceses”, baseado no Livro 1612 - Os papagaios amarelos na Ilha do Maranhão e a fundação de São Luís.

Estamos elaborando um roteiro inicial de ideias, na perspectiva do desenvolvimento de um trabalho integrado entre pessoas e grupos que serão convidados a participar da organização de um Consórcio Cultural em São Luís - cidade tombada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, a partir de dezembro de 1977, cuja oficialização foi realizada em Paris, com a presença da então Governadora Roseana Sarney e seus assessores, entre eles, o Prof. Dr. Philipe Andrés, que será um dos convidados especiais para o futuro Projeto Filme 1612.

Com a aprovação e autorização oficial da autora, Ana Luiza Almeida Ferro, no mês de fevereiro de 2015, a proposta foi iniciada, através de leitura do livro e estudos relacionados, bem como os primeiros rascunhos dos scripts, lâminas e pôsteres idealizados para o primeiro roteiro de design gráfico, que estão sendo criados para o “Projeto Filme 1612”, exclusivamente.

Desde o primeiro diálogo sobre a proposta em pauta, a autora concordou com as ideias apresentadas pela idealizadora, na perspectiva de que sua obra literária venha a ser apresentada em outras formas e linguagens culturais, artísticas e educativas, uma vez que um projeto cinematográfico de longa metragem ampliará a divulgação da História da fundação de São Luís pelos franceses, envolvendo e atingindo um maior número de pessoas, grupos e instituições culturais e universitárias, uma vez que sua obra tem merecido destaque em diversas instituições e setores maranhenses e brasileiros.

Diante de diversas ideias estão sendo realizado um roteiro de pesquisa sobre referências históricas e culturais de São Luís, a partir de concepções técnicas que nortearão os objetivos principais, a metodologia, a produção cultural, a criação de estratégias e outras sugestões, que poderão viabilizar metas mais amplas, a partir dessa proposta que deverá envolver especialistas de diversas áreas, para o desenvolvimento de atividades, agendas, ações culturais e institucionais, em prol do “Projeto Filme 1612 – a fundação de São Luís pelos franceses”, que possui foco na “Sinergia do Tempo” entre o passado, o presente e o futuro, através de mais um registro sobre a memória histórica de São Luís.

Síntese da Primeira Proposta

O livro 1612 - Os Papagaios amarelos na Ilha do Maranhão e a Fundação de São Luís, da escritora, historiadora, poeta e acadêmica Ana Luiza Almeida Ferro, já é considerado uma obra literária importante, que motiva novas conexões culturais, a partir de novas referências sobre a fundação de São Luís, através do projeto "Filme 1612 - A Fundação de São Luís pelos Franceses".

Pretende-se, ao longo de 2016, organizar uma associação cultural que seja denominada “Centro Acadêmico de Cultura & Artes” / Cia. Azulejos SL, para que sejam iniciadas as primeiras agendas, diálogos e atividades integradas com instituições, organizações, empresas, universidades, setores governamentais e empresariais, para participarem e patrocinarem o “Projeto Filme 1612 - A fundação de São Luís pelos franceses”.

A princípio, o consórcio cultural deverá ter como meta, a médio e longo prazo, o desenvolvimento do “Projeto Filme 1612”, que deverá ter conceito histórico, literário, cultural, artístico, educativo, tecnológico, turístico e de marketing cultural de São Luís, que completará 403 anos de fundação, no dia 8 de setembro deste ano de 2015.

A proposta em pauta será baseada em capítulos indicados pela autora do livro 1612 – os papagaios amarelos na Ilha do Maranhão e a fundação de São Luís, publicado pela JURUÁ Editorial. Um dos objetivos importantes é o registro da memória histórica da fundação de São Luís pelos franceses, a partir de importantes referências culturais que nortearão esse projeto maranhense/brasileiro. Para tanto, serão convidados especialistas, cineastas, técnicos e produtores, para o desenvolvimento do “Projeto Filme 1612 – A fundação de São Luís pelos franceses”, em médio e longo prazo.

Cremos que as futuras cenas desse precioso filme idealizando e já abraçado pela autora do livro possam ampliar e enriquecer a história da Fundação da França Equinocial, a trajetória de François de Razilly, a Batalha de Guaxenduba, a visão dos Franceses sobre os Tupinambás do Maranhão, e outros que forem indicados pela autora do livro, na perspectiva dessa futura produção cinematográfica, objetivando divulgar a história da fundação de São Luís no Maranhão, no Brasil e Além-Mar;

Vislumbramos que o trabalho de concepção, comunicação e divulgação desse projeto especial, possa motivar muitas adesões especiais, ao encaminharmos a síntese do projeto a governos, ministérios (cultura/educação/turismo), embaixadas de Portugal, França e Holanda.

Considerando que o livro foi publicado com os logos institucionais da Academia Ludovicense de Letras – ALL e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão - IHGM, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro elas estarão envolvidas nessa proposta participativa. 

A historiadora Ana Luiza Almeida Ferro, autora dessa obra histórica nos autorizou, oficialmente, a promover a divulgação dessa proposta, bem como nomeou a idealizadora do “Projeto Filme 1612”, para a função de diretora cultural do projeto, bem como tomar representar esse projeto em outras instâncias, promover sua divulgação, articular a organização do Consórcio Cultural – São Luís 1612, que visa homenagear a cidade de São Luís, o Estado do Maranhão e o Brasil, através de grandes historiadores, escritores e poetas, que deixaram grande legado histórico e cultural no Brasil.

O livro 1612 - Os Papagaios amarelos na Ilha do Maranhão e a Fundação de São Luís, da escritora, historiadora, poeta e acadêmica Ana Luiza Almeida Ferro, já é considerado uma obra literária importante, que motiva novas conexões culturais, a partir de novas referências sobre a fundação de São Luís, através do projeto "Filme 1612 - A Fundação de São Luís pelos Franceses" e de proposta idealizada pela escritora, poeta, artista plástica e acadêmica Ana Maria Felix Garjan.

Apresentamos, registramos e divulgamos um pequeno roteiro inicial de ideias, na perspectiva do desenvolvimento de um trabalho integrado entre pessoas e grupos que serão convidados a participar da organização de um Consórcio Cultural em São Luís - cidade tombada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, a partir de dezembro de 1977, cuja oficialização foi realizada em Paris, com a presença da então Governadora Roseana Sarney, seus assessores, entre eles o Prof. Felipe Andrés, um importante profissional da arquitetura que foi Diretor do Patrimônio Histórico do Estado do Maranhão. Sua contribuição à cultura ludovicense e maranhense é de grande relevância.

Pretende-se, ao longo de 2016, organizar uma associação cultural que seja denominada “Centro Acadêmico de Cultura & Artes” / Cia. Azulejos SL, para que sejam iniciadas as primeiras agendas, diálogos e atividades integradas com instituições, organizações, empresas, universidades, setores governamentais e empresariais, para participarem e patrocinarem o “Projeto Filme 1612 - A fundação de São Luís pelos franceses”.

A princípio, o consórcio cultural deverá ter como meta, a médio e longo prazo, o desenvolvimento do “Projeto Filme 1612”, que deverá ter conceito histórico, literário, cultural, artístico, educativo, tecnológico, turístico e de marketing cultural de São Luís, que completará 403 anos de fundação, no dia 8 de setembro deste ano de 2015.
_________________________________




Lampião de São Luís, photo por Ana Felix Garjan


Ana Maria Felix Garjan
Idealizadora e Coordenadora do “Projeto Filme 1612”
Cia. Azulejos Culturais de São Luís 403/2015/
Projeto Anima Ludovicense
Artforum Internacional – São Luís e Associados

_________________________________________________________________________________________
A autora dessa proposta, Ana Maria Felix Garjan, é membro fundador da Academia Caxiense de Letras - ACL; Membro correspondente da Academia Ludovicense de Letras - ALL; Diretora de cultura, arte e comunicação do Espaço Cultural Gonçalves Dias – MA; Diretora Cultural do Grupo ARTFORUM Brasil XXI – 15 anos; Coordenadora da Cia. Azulejos Culturais de São Luis /Anima Ludovicense; Diretora do Grupo Artforum Internacional – São Luis 400
E-mail: anafelixgarjan@gmail.com
Site: www.lamaisondart-anagarjan.com.br
___________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário